Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Artigos > Notícias > Capacitação do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas da Rede BiblioSUS - Gnuteca, acontece em Fortaleza / CE
Início do conteúdo da página

Capacitação do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas da Rede BiblioSUS - Gnuteca, acontece em Fortaleza / CE

Escrito por Sandra Teixeira | Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2017, 11h32 | Acessos: 533

O treinamento tem como público-alvo bibliotecários da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) que contribuem ou se interessam em contribuir com a base de dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS). Ocorrerá de 07 e 08 de Dezembro 2017, das 8h às 17h, na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), em Fortaleza / CE. A equipe da empresa Solis realizará o curso em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio da SESA.

O Sistema de Gerenciamento da Rede BiblioSUS - Gnuteca, é um software capaz de automatizar todos os processos internos de uma biblioteca, além de ser integrado às bases de dados ColecionaSUS, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Ele será disponibilizado pela Coordenação de Disseminação da Informação do Ministério da Saúde (CODINF) aos Centros Cooperantes da Rede BiblioSUS.

A instituição que indexar seu acervo utilizando o sistema já o estará inserindo nas bases integradas (caso sejam atendidos os pré-requisitos de cada uma). Assim, o acesso livre à informação em saúde será ampliado com a oferta de ferramenta para organização, seleção e indexação dos acervos nessas bases de dados, que ficam disponíveis para pesquisa na Rede BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).

Essa primeira capacitação na Região Nordeste do Brasil destina-se aos técnicos de instituições desta região, estando programadas outras turmas para as demais regiões do país. 

Saiba mais sobre a base dados Coleciona SUS:

ColecionaSUS foi criada em 2005 para ser um repositório da produção intelectual do SUS. A expectativa é que os Centros Colaboradores da Rede BiblioSUS possam inserir a bibliografia em saúde produzida localmente nessa base. Para a disseminação da informação online fidedigna em saúde, com recuperação ágil, é imprescindível sua organização de forma automatizada. Assim, o sistema gerenciador deverá operar de forma integrada e cooperativa, ampliando o repositório do SUS para disseminação com amplo acesso aberto.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página