Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Primeira capacitação do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas da Rede BiblioSUS será em Belo Horizonte

Escrito por Sandra Teixeira | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 19h25 | Acessos: 223

O treinamento tem como público-alvo bibliotecários da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) que contribuem ou se interessam em contribuir com a base de dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS). Ocorrerá de 28 a 31 de agosto de 2017, das 9h às 18h, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A equipe da empresa Solis realizará o curso em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio da UFMG.

O Sistema de Gerenciamento da Rede BiblioSUS é um software capaz de automatizar todos os processos internos de uma biblioteca, além de ser integrado às bases de dados ColecionaSUS, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Ele será disponibilizado pela Coordenação de Disseminação da Informação do Ministério da Saúde (CODINF) aos Centros Cooperantes da Rede BiblioSUS.

A instituição que indexar seu acervo utilizando o sistema já o estará inserindo nas bases integradas (caso sejam atendidos os pré-requisitos de cada uma). Assim, o acesso livre à informação em saúde será ampliado com a oferta de ferramenta para organização, seleção e indexação dos acervos nessas bases de dados, que ficam disponíveis para pesquisa na Rede BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).

As vagas para a capacitação são limitadas e as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação deverão ser custeadas pela instituição a qual o bibliotecário pertença. É possível solicitar a participação no curso até o dia 23 de agosto, por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Essa primeira capacitação destina-se aos técnicos de instituições da Rede BiblioSUS da região sudeste do Brasil, estando programadas outras tuurmas para as demais regiões do país. 

Saiba mais sobre a base dados Coleciona SUS

ColecionaSUS foi criada em 2005 para ser um repositório da produção intelectual do SUS. A expectativa é que os Centros Colaboradores da Rede BiblioSUS possam inserir a bibliografia em saúde produzida localmente nessa base. Para a disseminação da informação online fidedigna em saúde, com recuperação ágil, é imprescindível sua organização de forma automatizada. Assim, o sistema gerenciador deverá operar de forma integrada e cooperativa, ampliando o repositório do SUS para disseminação com amplo acesso aberto.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página