Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DSEI Alto Rio Solimões recebe UBS indígena
Início do conteúdo da página

DSEI Alto Rio Solimões recebe UBS indígena

Escrito por Sandra Teixeira | Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2016, 19h31 | Acessos: 1631

Unidade de saúde conta com amplas instalações e Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena para atendimento da comunidade

Foi inaugurada nesta semana, em Santo Antônio do Içá (AM), mais uma Unidade Básica de Saúde, na comunidade indígena de São José, no sudoeste do estado amazonense. A UBS foi construída pela prefeitura municipal, por meio do programa SISMOB do ministério da Saúde, com investimento de R$ 700 mil.

A unidade de saúde recebeu o nome de Raimundo Tangoa Soria Filho, em homenagem a um indígena que residia na comunidade e sempre lutou pelos diretos dos seus povos, e conta com amplas instalações e melhores condições de atendimento para cerca de 7 mil pessoas que residem na região, que abrange também, as comunidades de São Gabriel, São Salvador e Terra Nova, pertencentes ao Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões (DSEI ARS/AM).

Segundo o coordenador distrital do DSEI ARS/AM, Weydson Pereira, a obra é uma antiga reivindicação e só foi possível com o trabalho conjunto entre governo federal, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena do ministério da Saúde (Sesai/MS) e município. “Estou imensamente feliz pelo recebimento desta obra, o município tem sido um grande parceiro deste DSEI e esta ação demonstra o compromisso com a população indígena aldeada”, destacou.

O cacique da aldeia São José, Hilario Kokama diz que é um orgulho estar recebendo essa UBS. “Esse posto de saúde sempre foi um sonho da população indígena, e graças a parceria com a prefeitura e Sesai nós conseguimos. Acredito que a comunidade esteja alegre com essa conquista”, afirmou.

Para o secretário municipal de saúde Francisco Azevedo é uma satisfação ter conseguido entregar essa unidade de saúde. “Os indígenas são parte desse município e queremos sempre dar boas condições de atendimento. A secretaria de saúde trabalha sempre em parceria com o DSEI Alto Rio Solimões e ajuda em tudo que é possível, por entender que o indígena é munícipe e merece o mesmo tratamento do resto da população”, enfatizou.

A nova UBS é composta pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), com médico, enfermeiro, odontólogo, técnicos de enfermagem, técnico de saúde bucal e agentes indígenas de saúde, todos contratados pelo DSEI, à disposição da população indígena na execução de todos os programas preconizados pela SESAI/MS. O DSEI ARS/AM ainda deverá receber este ano mais duas UBS, que serão instaladas na aldeia Presidente Vargas e na aldeia Vila Betânia.


Por Tiago Pegon (*com informações DSEI ARS/AM)
Fotos: Divulgação ARS/AM

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página