Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação

Escrito por Danilo Lopes | Publicado: Terça, 19 de Maio de 2015, 12h59 | Acessos: 6968

 

A Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) – Brasil tem o objetivo de ampliar e democratizar o acesso às informações em saúde. Para tanto, as informações são disseminadas por meio do modelo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e da distribuição da produção editorial do Ministério da Saúde, prezando pela economia de recursos, multiplicidade de opções bibliográficas e eficácia de resultados.

 

O desafio é garantir a representatividade do conhecimento institucional em bases de dados bibliográficas especializadas, que permitam a formação da Coleção Nacional das Fontes de Informação do Sistema Único de Saúde (ColecionaSUS). Nesse sentido, busca-se consolidar a participação das unidades de informação e instituições do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de articulações políticas, estratégias e metodologias integradas, promovendo um novo patamar de participação institucional na formulação de políticas públicas de saúde.

 

As atividades desenvolvidas na Rede compreenderão a inserção dos níveis estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como exemplo a finalização da primeira etapa do Projeto Estação Biblioteca Virtual em Saúde, que simboliza a integração da esfera estadual no processo de gestão da informação e na difusão do conhecimento gerado em saúde.

 

A pactuação da Rede BiblioSUS nas três esferas de governo representará, ainda, o aperfeiçoamento da distribuição de publicações institucionais às bibliotecas participantes, simbolizando o compromisso com a democratização, universalização e equidade de acesso à informação e ao conhecimento em saúde. Dessa forma, as ações da Rede BiblioSUS serão importantes alicerces para as unidades de informação que visam à qualificação de serviços, à integração de equipes e à troca de experiências, na certeza de que o acesso equitativo à informação dever ser a premissa fundamental dessas unidades dentro da filosofia do trabalho cooperativo.

 

São objetivos específicos da Rede BiblioSUS:

 

• fomentar o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde;
• ampliar a representatividade da literatura gerada pelas entidades públicas no conjunto das fontes sistematizadas de informação em saúde;
• resgatar a memória institucional de interesse do SUS, de forma que todos os integrantes possam acessar, compartilhar e difundir informações pertinentes à saúde; e
• promover o acesso livre e democrático às fontes de informação em saúde, por meio de serviços e pesquisas em bases de dados nacionais e internacionais.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página