Ministério da Saúde lança assistente virtual no WhatsApp com informações oficiais sobre vacinação
Um novo canal de comunicação vai ajudar a esclarecer dúvidas de brasileiros e brasileiras sobre vacinação. O chatbot, que é um assistente virtual no WhatsApp, foi lançado dia 04/12/23 pelo Ministério da Saúde e vai disponibilizar conteúdos diversos sobre imunização, alertas das fake news mais frequentes e informações complementares na área da saúde. A ferramenta faz parte do programa Saúde com Ciência, ação inédita e interministerial que tem foco na valorização da ciência e na disseminação de informações confiáveis, além de ações educativas e voltadas a responsabilização.
A plataforma também vai oferecer conteúdos como o horário de funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), como marcar consultas por meio do aplicativo ConecteSUS e de que forma esses serviços facilitam o acesso à vacina. As interações com o chatbot são gratuitas e estão disponíveis a qualquer hora. Para acessar o novo canal, basta adicionar o número (61) 99381- 8399 à lista de contatos do telefone.
Na prática, o assistente virtual tem o papel de facilitar o acesso a informações confiáveis sobre a vacinação e iniciativas do governo federal na área da saúde. Após adicionar o contato na agenda, será possível interagir pelo WhatsApp. Quando o usuário enviar a primeira mensagem, um menu vai disponibilizar quatro opções para escolha:
– Vacinação: informações sobre campanhas, públicos-alvo e calendário das doses;
– Informações sobre as vacinas: principais características, benefícios e importância;
– Combate à desinformação: para desmentir fake news sobre vacinas;
– Além de perguntas e respostas, o chatbot também disponibiliza um quiz para quem quiser testar os conhecimentos.
O assistente virtual trará, então, conteúdo explicativo na tela para o usuário. Para evitar a propagação de fake news ou, ainda, que o cidadão se informe por meio de canais não oficiais, todas as informações e dados disponibilizados pelo chatbot terão como fonte o Ministério da Saúde.
Fonte: