Atualize seus conhecimentos no manejo clínico de doenças imunopreveníveis: conheça o Projeto Imunize


 

A vacina é um dos melhores meios preventivos contra doenças imunopreveníveis. Visando o resgate da cultura de imunização, da qual o Brasil é referência mundial, o CONASEMS idealizou, por meio do Mais CONASEMS (TV e portal de conhecimento com capacidade tecnológica de produção de conteúdos digitais e ensino a distância), o Projeto Imunize, uma ação educacional na modalidade de Educação a Distância (EaD) sobre doenças imunopreveníveis.

O curso é composto por 21 Trilhas de Conhecimento personalizadas e flexíveis para atualizar os profissionais de saúde sobre o manejo clínico dessas doenças. O projeto também busca fortalecer medidas de ação e prevenção, ampliar a conscientização da população e manter elevados os índices de cobertura vacinal no país. Cada trilha conta com tele aula, aula interativa, materiais complementares para download e exercícios de fixação do conteúdo.

As 21 trilhas apresentam a contextualização histórica, as causas, os sintomas, o diagnóstico, as formas de transmissão, as complicações, a vigilância, o impacto epidemiológico, bem como a função do imunobiológico no controle dessas doenças, além de ações de promoção da saúde, prevenção, agravos e fatores de risco. Todas elas são ofertadas na modalidade a distância, no formato auto instrucional, sem processo de tutoria, propiciando flexibilidade e aprendizado autônomo. Se você é profissional do SUS ou estudante da área de saúde, acesse a aba cursos no canto superior deste portal e inscreva-se.

 

11 trilhas já estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Coqueluche, Difteria, Febre Amarela, Haemophilus Influenzae B, Hepatite A, Hepatite B, HPV, Influenza, Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PAC), Rubéola e Sarampo. Cada trilha de conhecimento tem carga horária de 40 horas. Em breve, as outras 10 trilhas também serão disponibilizadas: Botulismo, Caxumba, Covid-19, Meningite, Poliomielite, Raiva Humana, Rotavírus, Tétano, Tuberculose e Varicela.

Certificação – Cada Trilha de Conhecimento disponibilizará certificado para quem alcançar o mínimo de 40% de acesso e 60% de aproveitamento na Atividade Avaliativa Auto instrucional. E tem mais: estudantes que cursarem pelo menos 5 trilhas, forem aprovados e certificados em cada uma delas, receberão uma certificação a mais: a de Aperfeiçoamento em Doenças Imunopreveníveis. A participação e o aproveitamento serão computados no AVA, que permitirá a emissão automática do certificado de acordo com as regras estabelecidas.

 

Fonte:

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)

Outras Notícias

Ver todas