“Criar um futuro sem câncer. A hora de agir é agora”: 04/02 – Dia Mundial do Câncer


 

2023 é o segundo ano da campanha “Por cuidados mais justos” (2022-2024) e o slogan escolhido  “Criar um futuro sem câncer – A hora de agir é agora” consiste em unir vozes e entrar em ação. Celebram-se avanços reais em diferentes esferas e é preciso aproveitar esse momento favorável para fortalecer a luta por justiça.

As ações podem assumir diferentes formas: incentivar a vizinhança a oferecer transporte para moradores em tratamento de câncer ou garantir que as escolas do bairro ofereçam refeições saudáveis e de custo acessível, mobilizando amigos, familiares, colegas e vizinhos, pois juntos a luta se torna mais forte.

Na saúde, a inequidade se refere à distribuição desigual de recursos. Em contraste, injustiça significa diferenças injustas e evitáveis nos cuidados ou nos desfechos. A diferença pode parecer sutil, mas fechar a lacuna dos cuidados do câncer não significa simplesmente fornecer a todos recursos iguais. Uma medida não serve para todos, e cada desafio exige uma solução diferente. Equidade é dar a todos o que precisam, para colocá-los no mesmo nível.

Ao mesmo tempo em que vivemos em uma época de avanços inspiradores na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, muitos de nós que buscamos cuidados para o câncer encontramos barreiras de todos os tipos. Renda, educação, localização geográfica e discriminação com base na etnia, gênero, orientação sexual, idade, incapacidade e estilo de vida são apenas alguns dos fatores que podem afetar negativamente nestes cuidados.

Barreiras que impedem os cuidados do câncer:

– Normas de gênero e discriminação;
– Barreiras para populações minoritárias;
– Situação socioeconômica;
– Divisão rural-urbano;
– Discriminação por idade;
– Situação de refugiado e deslocamento forçado;
– Obstáculos para tratamentos de pessoas com necessidades especiais.

 

O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa global da União Internacional para Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Para os organizadores das comemorações, uma campanha de 3 anos provoca maior impacto, mais exposição e envolvimento, mais oportunidades para conscientizar globalmente! Mais do que um dia no calendário, a celebração foi criada para inspirar mudanças e mobilizar ações muito além da própria data.

 

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas.

A multiplicação descontrolada de células alteradas provoca acúmulo de células cancerosas que dão origem ao tumor.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa se prolifere e dê origem a um tumor visível. Os efeitos cumulativos de diferentes agentes cancerígenos ou carcinógenos são os responsáveis pelo início, promoção, progressão e inibição do tumor.

Prevenção:

Mais da metade de todos os cânceres são evitáveis com a adoção de um estilo de vida saudável e submetendo-se a exames de rotina. Câncer de mama, de colo do útero e colo retal, podem ser tratados com sucesso quando detectados precocemente.

12 dicas para prevenir o câncer:

– não fumar;
– adotar uma alimentação saudável;
– manter o peso corporal adequado;
– praticar atividades físicas;
– amamentar;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
– vacinar-se contra a hepatite B;
– evitar bebidas alcoólicas;
– evitar carnes processadas;
– evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

 

Fontes:

Instituto Nacional de Câncer (INCA)
União Internacional para Controle do Câncer (UICC)

Outras Notícias

Ver todas