Fiocruz e UFRJ lançam sistema de alerta para novos surtos de doenças infecciosas


Pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançam, nesta terça-feira (14/2), o projeto Sistema de Alerta Precoce para Surtos com Potencial Epi-Pandêmico (Aesop) durante a 6ª Conferência Global de Ciência, Tecnologia e Inovação (G-Stic), no Rio de Janeiro. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde (MS), da Fundação Rockefeller e da Fiocruz, que coorganiza a Conferência este ano. Atualmente em desenvolvimento, o Aesop é projetado para sinalizar novos surtos de doenças com potencial para causar emergências de saúde, uma ocorrência cada vez mais comum devido às mudanças climáticas, crescimento populacional e migração.

A plataforma Aesop permitirá que cientistas da saúde rastreiem surtos em estágio inicial, integrando dados coletados do Sistema Único de Saúde (SUS) com outras fontes de dados de saúde, ambientais e sociodemográficos. O projeto possibilita que líderes de saúde explorem uma variedade de fontes de dados em um único sistema e, usando inteligência artificial e técnicas de aprendizado de máquina, identifiquem áreas onde as doenças infecciosas, como a dengue, provavelmente se espalharão rapidamente.

“A Aesop busca identificar geograficamente o início do surto por meio da análise de dados da Atenção Primária à saúde e outros dados relacionados às manifestações da doença, como venda de medicamentos e rumores nas redes sociais”, explicou Manoel Barral-Netto, pesquisador da Fiocruz e coordenador do projeto.

Segundo Barral-Netto, após a identificação da área do surto, duas ações acontecem paralelamente para modelar o risco e as características da propagação do surto: as equipes de pesquisa coletam amostras de campo para identificar os agentes infecciosos envolvidos e os cientistas de dados da Aesop integram outros dados para modelar o desenvolvimento do surto e informar as medidas de controle.

A plataforma de vigilância avançada com inteligência artificial que pretende antecipar previsão de potenciais surtos infecciosos será apresentada durante a 6ª Conferência Global de Ciência, Tecnologia e Inovação (G-Stic), nesta terça-feira (14/2).

 

Fonte:

Agência Fiocruz de Notícias

Outras Notícias

Ver todas