Webinário comemorativo dos 25 anos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS)


 

Há 25 anos, em 1998, a Rede Latino-Americana e do Caribe de Informação em Saúde aprovou a Declaração de San José “Hacia la Biblioteca Virtual en Salud”. Desde então, a BIREME (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) vem liderando o desenvolvimento do modelo BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) como estratégia de cooperação técnica em gestão da informação e o conhecimento em saúde da OPAS/OMS para a Região da América Latina e do Caribe, com expansão para Espanha, Portugal, Moçambique e outros países de idioma português na África.

O grande desafio à época foi realinhar a cooperação técnica conduzida pela BIREME desde sua criação, em 1967, quando então desenvolvia funções essenciais de Biblioteca Regional, promovendo o acesso à informação científica e técnica em saúde e o uso compartilhado de coleções e serviços entre bibliotecas.

A BVS foi uma resposta ao surgimento da Internet e representou uma evolução da cooperação técnica da BIREME que culminou em um novo processo de operação das fontes de informações pela Rede, tornando mais ágil o acesso dos usuários às informações. Desde então o Modelo BVS vem evoluindo naturalmente e se ajustando aos diferentes contextos da Região. O Guia da BVS, que apresenta os fundamentos do modelo de gestão da informação em saúde baseado no trabalho colaborativo e em rede, foi revisado e atualizado quatro vezes, sendo a mais recente em 2020.

Foram muitas conquistas e muitos desafios. Vivenciamos o avanço dos acervos digitais, armazenamento na nuvem, ciência aberta, dados abertos, Repositórios institucionais, softwares livres, e chegamos definitivamente na era da Inteligência Artificial (IA).

Definitivamente, a IA é uma grande oportunidade que se abre para ampliação do acesso à informação em saúde e que pode contribuir muito para o alcance da missão da BIREME e fortalecimento da BVS cujos fundamentos acesso aberto, trabalho colaborativo e em rede, gestão da informação e qualidade da informação permanecem válidos, mas a forma de implementar e oferecer os serviços de informação devem passar por uma tremenda transformação.

Neste sentido, a BIREME convoca toda a Rede para um encontro online no próximo dia 4 de abril, para compartilhar elementos da sua Estratégia de Cooperação Técnica 2023-2025, celebrar os 25 Anos da BVS e dar início às discussões sobre o seu realinhamento na era da IA.

Estão todos convidados a participar!

Data: 04/4/2023
Horário: 15h30min

Link para o evento!

 

Fonte:

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

 

Outras Notícias

Ver todas