“Fortaleça sua voz!” : 16/4 – Dia Mundial e Nacional da Voz 2025
O Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, teve início no Brasil em 1999 como uma data comemorativa em âmbito nacional, resultado de uma iniciativa mista de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto pertencentes à antiga Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz (SBLV).
O exemplo brasileiro foi seguido por outros países, como Argentina e Portugal, tornando-se o Dia Internacional da Voz. Em 2002, os Estados Unidos reconheceram oficialmente a data, que passou a chamar-se “Dia Mundial da Voz”.
A campanha anual tem como principais objetivos aumentar a conscientização pública sobre a importância da voz e alertar sobre os problemas vocais.
O slogan adotado em 2025 pela The Voice Foundation para o movimento global é “Fortaleça sua voz”.
A voz é o som que acompanha os indivíduos em todas as fases da vida, desde o nascimento, por meio do choro.
Ao longo do tempo a voz se modifica naturalmente, pois acontecem mudanças na frequência fundamental, que é o número de vibrações por segundo que as pregas vocais vibram. Essas alterações ocorrem em virtude das transformações de crescimento e envelhecimento das estruturas responsáveis pela produção vocal.
O mecanismo de produção da voz ocorre pelo ar expiratório, que ao passar pela laringe aproxima e faz vibrar as pregas vocais. Esse som laríngeo é “transformado” e amplificado pelas chamadas “cavidades de ressonância” (principalmente a boca e a faringe), que funcionam como uma espécie de filtro que modificam e qualificam a voz. Ao ser articulada, se transforma em fala.
Por meio da voz revelam-se diversas características individuais que possibilitam identificar e reconhecer pessoas, suas emoções, sua personalidade, intenção e até mesmo como é a pessoa fisicamente. Ela é considerada “o tato à distância”, sendo muitas vezes descrita como aveludada, áspera, crepitante, macia, brilhante, colorida, metálica, dentre outras qualidades.
A voz é a principal ferramenta de comunicação e o instrumento de trabalho para muitos profissionais, como os cantores, locutores, radialistas, feirantes, dubladores e professores. Apesar de exercer um importante papel no dia a dia, nem sempre recebe a atenção e os cuidados adequados.
Atos como gritar, falar em excesso, pigarrear e não se hidratar são alguns comportamentos que prejudicam a capacidade vocal.
Sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão que durem mais de 2 ou 3 semanas merecem ser avaliados por um profissional de saúde.
Estima-se que em torno de 20% da população apresente algum tipo de alteração nas cordas vocais, a maior parte benigna e de fácil solução, clínica ou cirúrgica. Os problemas benignos mais comuns são: nódulos, pólipos, cistos vocais e os edemas.
Porém, fatores como: tabagismo, consumo de álcool, mau uso da voz, idade (especialmente acima de 65 anos), bem como excesso de gordura corporal e exposição ocupacional a elementos como pó de madeira, produtos químicos, petróleo, plásticos, indústrias têxteis e amianto podem aumentar o risco de câncer de laringe.
Dicas para uma voz saudável:
– Hidratação do organismo: beber de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente;
– Intensificar a hidratação em ambientes com ar condicionado, pois ele resseca as mucosas;
– Evitar tossir ou pigarrear excessivamente. Isso provoca atrito nas pregas vocais, podendo feri-las;
– Falar sem esforço e articulando bem as palavras;
– Manter uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
– Dormir bem;
– Ter uma alimentação saudável, rica em frutas e proteínas;
– Reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
– Evitar falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
– Evitar gritar e dar gargalhadas exageradas;
– Evitar ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente;
– Evitar ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
– Evitar cantar de forma inadequada ou abusiva.
No Brasil, o Dia Nacional da Voz foi instituído oficialmente pela Lei nº 11.704/2008.
Em alusão à data, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) promove a campanha anual ‘Amigos da Voz’ que em 2025 completa 20 anos trazendo como tema “Sua Voz Informa”, cujo objetivo é enfatizar o papel fundamental da voz na comunicação humana e nas interações cotidianas.
E a Academia Brasileira de Laringologia e Voz promove neste ano a 27ª Campanha Nacional da Voz com o slogan: Cuide da Sua Voz, o Som que Acompanha Você por Toda a Vida.
Fontes:
Academia Brasileira de Laringologia e Voz
Hospital Estadual Leonardo Da Vinci / Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
Ministério da Marinha. Saúde Naval
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa)
The Voice Foundation